Fonoaudiologia
AUDIOLOGIA
A Audiologia realiza exames audiológicos para verificar se a audição do indivíduo está normal ou não.
Seleciona e adapta aparelhos auditivos, reabilitando deficientes auditivos.
São realizados exames auditivos: audiometria, impedânciometria, avaliação e reabilitação do Processamento Auditivo Central
FLUÊNCIA (GAGUEIRA)
Alteração no ritmo de fala onde a pessoa pode apresentar, hesitação, repetição, bloqueios e dificuldade para falar alguns sons, palavras e até frases, tornando sua comunicação difícil.
As causas da Disfluência precisam ser investigadas e tratadas.
Não há cura para casos de gagueira, apenas tratamento, onde os sintomas são amenizados e o indivíduo passa a ter maior conhecimento e controle do seu processo de comunicação.
LINGUAGEM
Avalia, previne, diagnostica e trata distúrbios como: atraso de linguagem, trocas de sons na fala e de letras na escrita, distúrbios de aprendizagem e do processamento auditivo. Trabalha com comunicação suplementar ou alternativa auxiliando pessoas com dificuldade de comunicação.
Atendimento a portadores de TEA (transtorno do espectro autista), TDL (transtorno do desenvolvimento de linguagem), apraxia, dislexia, TDAH.
É a especialidade que trabalha com os aspectos que envolvem a comunicação oral e escrita. O seu desenvolvimento dá-se desde a infância até a idade adulta. Pessoas com problemas de comunicação (expressão e compreensão) podem ter dificuldades na sua integração social e profissional.
MOTRICIDADE OROFACIAL
Avalia, previne, diagnostica e trata problemas relacionados à sucção, deglutição, mastigação, respiração e fala. Trabalha também com o aperfeiçoamento dos padrões de fala e estética facial.
Nesta especialidade, o fonoaudiólogo habilita/reabilita funções relacionadas à respiração, sucção, mastigação, deglutição, expressão facial e articulação da fala, propiciando melhores condições de vida e de comunicação.
FONOAUDIOLOGIA NEUROFUNCONAL
O Fonoaudiólogo Especialista em Fonoaudiologia Neurofuncional realiza avaliação, diagnóstico, prognóstico, habilitação e reabilitação fonoaudiológicos de pessoas em diferentes ciclos de vida com alterações neurofuncionais, atuando nas sequelas resultantes de danos ao sistema nervoso central ou periférico.
VOZ
Adequar padrões de postura, articulação, entonação, respiração e pronúncia de
profissional que utiliza a voz em suas atividades: professores, atores, locutores, apresentadores de tv, jornalistas, cantores, atendentes de telemarketing, advogados e políticos entre outros. Avalia, previne e trata problemas vocais.
Representa a identidade do indivíduo, pois expressa seus sentimentos. É produzida pelas pregas vocais e quando estas não funcionam adequadamente, a voz é alterada, podendo ficar rouca, abafada, soprosa, comprometendo o trabalho e a vida pessoal. O fonoaudiólogo previne, avalia e trata os problemas da voz falada (disfonias), cantada (disonias) e ainda aperfeiçoa os padrões vocais.